PJ detém quatro pessoas em operação contra abuso de cartão e branqueamento
A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas numa operação policial contra um esquema criminoso de abuso de cartão e branqueamento de capitais, anunciou hoje a PJ, destacando que a atividade dos detidos gerou centenas de milhares de euros.
A operação denominada “Terminal 4”, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Cibercriminalidade e Criminalidade Tecnológica (UNC3T), assentou em 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, executando quatro mandados de detenção “pela prática dos crimes abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento e branqueamento de capitais”.
Segundo um comunicado da PJ, os detidos são três homens e uma mulher e têm entre 26 e 41 anos de idade, tendo alegadamente desenvolvido a atividade criminosa entre junho de 2023 e o segundo trimestre deste ano.
“O esquema passava pela constituição de empresas de fachada, com a subsequente abertura de contas bancárias e posterior aquisição, junto de instituições de pagamento, de terminais de pagamento automático com uma funcionalidade essencialmente digital, através dos quais efetuavam transações bancárias tendo por base dados de cartões bancários de terceiros (cartões estrangeiros)”, explicou o órgão de polícia criminal.
Os quatro detidos vão ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal da Amadora para conhecerem as respetivas medidas de coação.