SAMP distinguida pelo Prémio Manuel António da Mota
A Sociedade Artística e Musical dos Pousos, em Leiria, foi uma das instituições distinguidas com uma menção honrosa pelo Prémio Manuel António da Mota.
O prémio, no valor de 50.000 euros, foi entregue à ADDIM – Associação Democrática de defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, numa cerimónia que decorreu no Porto, e que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, o antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, a comissária europeia, Elisa Ferreira, a presidente do Conselho de Curadores, Manuela Ramalho Eanes, o conselho de administração da Fundação Manuel António, e o presidente do conselho de administração da Mota-Engil SGPS, Carlos Mota Santos, entre outras personalidades.
Fundada em 1999 e com sede na cidade do Porto, esta IPSS surgiu da vontade de um grupo empenhado em denunciar a violência contra as mulheres. A ADDIM integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
A par da ADDIM, foram ainda distinguidas nove instituições nacionais, cabendo o 2º lugar à Câmara Municipal do Fundão, o 3º lugar à PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex) Acolhidos, e as restantes sete menções honrosas à APPACDM de Viana do Castelo, Associação Vale de Acór, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra, Instituto Padre António Vieira, Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, Sociedade Artística Musical dos Pousos e VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza.
O Prémio Manuel António da Mota foi criado em 2010 pela Fundação Manuel António da Mota, com o objetivo de reconhecer anualmente organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios de atividade da Fundação. |