Iniciativa ‘Dê Troco a Quem Precisa’ realiza-se este mês no distrito de Leiria
A iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta. Até dia 20 de dezembro, qualquer cidadão vai poder doar o troco em 57 farmácias no distrito de Leiria, num total de mais de 500 farmácias de todo o país.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
“O municipio de Óbidos apela todos a unir forças na Campanha Solidária ‘Dê Troco a Quem Precisa’, que decorre nos dias 9 a 20 de dezembro. A nossa contribuição é essencial para garantir que todos tenham acesso aos medicamentos de que necessitam. Nestes dias, ao doar o vosso troco nas farmácias aderentes, estarão a apoiar diretamente as famílias mais vulneráveis. Juntos, podemos fazer a diferença e promover um futuro mais saudável e solidário. A vossa participação é fundamental!”, explica o vereador José Pereira, da Câmara Municipal de Óbidos, citado de uma nota de imprensa.
“De 9 a 20 de dezembro junte-se à Campanha Solidária ‘Dê Troco a Quem Precisa’ através da doação do troco das suas compras numa farmácia aderente do distrito de Leiria, e ajude a garantir o acesso ao medicamento a famílias carenciadas. Faça um donativo, transforme vidas!”, declara José Gomes Ezequiel, farmacêutico da Farmácia Senhora da Ajuda.
Só no distrito de Leiria, existe uma rede de 57 farmácias ‘abem’: à qual mais de 1.401 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Desde o início do ‘Programa abem’: em 2016, já foram dispensadas 112.729 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
O ‘Programa abem’ já apoiou mais de 39 mil beneficiários e já dispensou quase três milhões de caixas de medicamentos.
Segundo uma nota informativa, os beneficiários do ‘Programa abem’ são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao ‘Cartão abem’:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos.