
Vitória da UD Leiria revela "momento bom"
A UD Leiria impediu ontem o Penafiel de se isolar na liderança da II Liga portuguesa, ao vencer na receção à formação duriense por 1-0, em jogo da 24.ª jornada, com um golo de Juan Muñoz.
O Penafiel podia chegar à liderança em caso de vitória, depois do empate do Tondela frente ao Torreense (2-2), mas desperdiçou a oportunidade com uma exibição pálida, quedando-se no terceiro lugar, com 40 pontos, a dois dos beirões e do Alverca.
Em contraponto, a equipa da casa mostrou-se sólida e perigosa, subindo ao sexto lugar após a vitória de ontem.
A UD Leiria entrou melhor e podia ter marcado logo aos 02 minutos, não fosse Manuel Baldé ter travado um remate perigoso de Juan Muñoz.
O avançado espanhol foi uma ameaça para os penafidelenses ao longo do primeiro tempo, assumindo a condução do ataque dos locais e conseguindo ainda o golo que definiu o resultado.
A equipa de Hélder Cristóvão reagiu à pressão e à passagem do quarto de hora de jogo chamou a si o domínio, mas foi incapaz de criar situações de perigo. Pelo contrário, a formação da casa surgia com frequência junto da baliza de Baldé. Aos 23 minutos foi Orphé Obina a colocar à prova o guarda-redes visitante e, aos 35, uma grande jogada de Jordan van der Gaag permitiu um remate de João Resende ao poste.
Em crescendo, a UD Leiria inaugurou o marcador aos 39 minutos: Habib Sylla cruzou da direita, Baldé falhou a interceção e Muñoz rematou para o 1-0.
Antes do intervalo, os leirienses ainda podiam ter elevado a contagem num forte remate de Muñoz e num cabeceamento perigoso de Zé Vítor.
O Penafiel tentou mudar algo com a entrada de Suker ao intervalo e três substituições a 20 minutos do final, mas a equipa continuou com muitas dificuldades na construção e só incomodou Kieszek no período de descontos, num livre de João Silva. A UD Leiria manteve o controlo e até podia ter voltado a marcar em contra-ataque, mas Jorge Silas preferiu reforçar o meio campo e suster o esforço final do adversário, confirmando o 1-0 final.
Atenções voltadas para o Felgueiras
No espaço de entrevistas rápidas, o técnico da UD Leiria afirmou que a vitória frente ao Penafiel foi “completamente justa”. “Fizemos uma primeira parte muito boa, criámos muitas ocasiões de golo”, disse, embora reconhecendo que a equipa poderia “ter feito mais do que um golo para depois não passar por este sufoco final”.
“A semana passada aconteceu a mesma coisa. Falhamos muitas ocasiões e depois acabamos o jogo sempre a sofrer um bocadinho. Não deixámos o adversário jogar. Ganhámos tudo o que eram primeiras e segundas bolas, contra um bom adversário, por isso é que eles estão lá em cima. Nós encurtámos as distâncias outra vez para cima”, afirmou ainda Jorge Silas, agradecendo o apoio dos adeptos, porque “são sempre um apoio muito importante”.
O treinador da UD Leiria admitiu ontem que a equipa “está num momento muito bom”.
“Temos muita gente à frente ainda e temos muitos jogos pela frente também. Agora, só queremos pensar no Felgueiras, pensar como é que poderemos jogar, porque é uma equipa muito forte e em casa também. Apesar de a tabela poder dizer que não, é uma das equipas que mais gosto de ver jogar na Liga e, então, vamos ter muito trabalho pela frente. Não vale a pena estarmos a pensar muito mais à frente daquilo que é o Felgueiras”, afirmou Jorge Silas, no final da partida.
Ficha técnica:
UD Leiria 1
Pawel Kieszek, Habib Sylla, Victor Rofino, Tiago Ferreira (Zé Vítor, 22’), Kaká, Dje D’avila, Jordan van der Gaag (Jair Matheus, 78’), Juan Muñoz (Eboué Kouassi, 78’), Ryan Guilherme, João Resende (Singh, 78’) e Orphé Mbina (Daniel dos Anjos, 65’).
Não jogaram: Fábio Ferreira, David Monteiro, Christopher, Diogo Amado.
Treinador: Jorge Silas.
Penafiel 0
Manuel Baldé, Maga, João Miguel, Gustavo Fernandes, Bruno Pereira (João Silva, 71’), Negrão (Suker, 46’), Tiago, Ewerton (Reko, 71’), Fatai (Batista, 71’), Robinho e André Silva (Jota, 82’).
Não jogaram: Miguel, Leal, Diogo Brito e Rúben.
Treinador: Hélder Cristóvão.
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).
Espetadores: 2.681.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 0-1, Juan Muñoz, 39’.
Disciplina: Cartão amarelo para Victor Rofino (29’), Fatai (68’), Robinho (75’), Jota (84’), Zé Vítor (90+2’) e Kaká (90+4’).