
Estudante do IPL viajou até à China para participar em programa da Huawei
Francisco Ferreira, estudante do mestrado de Engenharia Eletrotécnica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, viajou até à China para participar no Programa Huawei Seeds for the Future Portugal, integrando um grupo restrito de jovens estudantes portugueses do ensino superior que têm a oportunidade de conhecer a sede da Huawei e aprender com especialistas globais da organização. O programa, que teve início no dia 20 de julho, prolongou-se até ao passado sábado.
O programa oferece uma experiência de formação abrangente, desenhada para capacitar a próxima geração de líderes digitais, dotando os participantes com conhecimentos fundamentais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
“É um enorme orgulho ter sido selecionado pelo Politécnico de Leiria e pela Huawei para participar neste programa e ter a oportunidade de contactar com especialistas da empresa e colegas de diferentes áreas. Este programa permitirá, sem dúvida, aprofundar os meus conhecimentos em tecnologias emergentes e desenvolver competências práticas num contexto internacional e inovador, sendo uma oportunidade única de crescimento académico e profissional”, afirmou o estudante Francisco Ferreira, antes da viagem.
Um dos pontos altos da experiência foi a visita às instalações da Huawei, mais concretamente a Dongguan e Shenzhen, em que o estudante teve a oportunidade de assistir a palestras sobre as mais recentes tendências – como Inteligência Artificial, 5G e Cloud, entre outras – visitar centros de inovação e participar em sessões Tech4Good, focadas em como a tecnologia pode ser usada para resolver desafios sociais e ambientais, incentivando a inovação com propósito.
Para Hugo Gomes, docente de Engenharia Eletrotécnica do Politécnico de Leiria, trata-se de uma “experiência fantástica, que não só contribui para o enriquecimento científico e profissional do estudante, mas também para levar a imagem e a excelência do Politécnico de Leiria pelo mundo”.
“Através deste programa, o nosso estudante tem a oportunidade de conhecer um ‘gigante’ no mundo da tecnologia e os seus especialistas, e ainda de contactar com outros jovens, trabalhando em equipa e de forma colaborativa, sendo também uma forma de os próprios estudantes estabelecerem contactos entre si. Quem sabe se, no futuro, esses contactos não poderão gerar parcerias a nível profissional”, acrescentou Hugo Gomes.
O Programa Huawei Seeds for the Future Portugal é uma iniciativa de formação e desenvolvimento de talentos na área das TIC que pretende contribuir para um mundo totalmente conectado e inteligente através da capacitação de jovens talentos.
Lançado em Portugal em 2015, no seguimento de um Memorando de Entendimento assinado com a AICEP, o programa abrangeu já mais de 100 estudantes do ensino superior em Portugal, alguns dos quais do Politécnico de Leiria. Após um período de adaptação a formatos ‘online’, decorrente dos efeitos da pandemia de Covid-19, a edição de 2025 marca o regresso da aguardada componente presencial na Ásia, permitindo que os estudantes experienciem uma imersão única no universo das TIC.







