
Vereadores eleitos pelo PSD na Câmara de Óbidos pedem demissão em bloco
Os três vereadores do PSD na Câmara de Óbidos demitiram-se ontem das funções executivas que ocupavam por divergências com o presidente Filipe Daniel (PSD), mantendo-se no executivo municipal sem pelouros atribuídos.
José Pereira, vice-presidente da câmara, Margarida Reis e Telmo Félix informaram o presidente da decisão de “deixar de exercer funções executivas no seio do executivo municipal, com efeitos imediatos, abdicando dos pelouros que foram atribuídos”, referem em comunicado enviado.
Os autarcas justificam a decisão com o facto de não se reverem nas opções políticas. “Estas opções não priorizam as maiores necessidades da população do concelho de Óbidos como tivemos oportunidade de o transmitir por diversas vezes, sem que nunca tivéssemos sido ouvidos”, sustentam.
Os vereadores defendem também que as associações e entidades “merecem um tratamento institucional mais reconhecedor e valorizador do papel que desempenham na vida do concelho”.
“Não acompanhamos a forma de liderança que o senhor presidente tem ao longo dos tempos vindo a seguir e não aceitamos o seu afastamento e a falta de reconhecimento do mérito, esforço e resultados alcançados pelos vereadores do seu executivo”, concluem.
No mesmo comunicado, é referido que os três vão continuar a exercer o seu mandato, mantendo-se no executivo municipal, sem pelouros atribuídos.
O Diário de Leiria contactou por telefone o presidente Filipe Daniel, mas este não respondeu. Fonte do município adiantou ao nosso jornal que o autarca irá prestar declarações sobre o assunto oportunamente.
Também contactámos Margarida Reis, mas a vereadora não respondeu. Já o vereador José Pereira esclareceu ao nosso jornal que os pedidos de demissão foram feitos de forma individual, mas entregues “em conjunto”. Questionado sobre o momento da demissão, o vereador admitiu que não existiam mais condições para continuar a acompanhar o presidente da Câmara dado o “sentimento” de confiança já quebrado.
“É um sentimento que ao longo dos tempos tem vindo a ser acumulado”, acrescentou José Pereira, considerando prematuro falar sobre o futuro depois do fim do mandato.
O vice-presidente José Pereira tinha os pelouros da Intervenção Social, Habitação, Resíduos Sólidos Urbanos, Espaços Verdes, Proteção Civil e Transportes Coletivos.
Educação, Cultural Saúde e Bem-Estar, Juventude, Desporto e Gestão e Acompanhamento a instituições culturais, recreativas e desportivas eram as áreas da responsabilidade de Margarida Reis.
Telmo Félix tinha os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Energia, Regeneração e Requalificação Urbana, Sustentabilidade e Modernização Administrativa. Desde as últimas eleições autárquicas, o executivo municipal de Óbidos é constituído por quatro eleitos do PSD e três do PS.







