
cml
Biblioteca Municipal distribui bolinhos na sexta-feira
‘Ó, biblioteca dá bolinho?’ dá mote para a recriação da tradição ‘Pão por Deus’.
A tradição do ‘Pão por Deus’ é assinalada pela Biblioteca Municipal (no Terreiro) e a Ludoteca Municipal (no Jardim da Almuinha Grande), em Leiria, na próxima sexta-feira, dia 31, com a iniciativa ‘Ó, biblioteca dá bolinho?’.
Segundo esta tradição, “grupos de crianças percorrem as ruas, de porta em porta, recitando versos como ‘Ó tia, dá Pão-por-Deus? Se não tem, dê-lho Deus!’, e recebem em troca “pequenas ofertas como pão, broas, bolos, frutos secos, guloseimas ou até algumas moedas”, revelou a Câmara de Leiria.
Ao recriarem este momento, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espaços “assumem o compromisso de preservar e divulgar práticas culturais que fazem parte da identidade coletiva local”.
Outubro 28, 2025 . 12:30








