Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Escola das Caldas vai receber equipamentos para a monitorização da qualidade do ar

Os equipamentos irão medir, em tempo real, a concentração de poluentes atmosféricos relevantes como partículas em suspensão.

Mais de uma dezena de escolas receberam equipamentos de monitorização da qualidade do ar, no âmbito do projeto ‘Respirar Fundo’, que pretende alertar a comunidade escolar e autarquias para os poluentes atmosféricos. No futuro, o projeto será implementado em várias cidades como as Caldas da Rainha.
Em comunicado, a associação não-governamental Bora Alimentar adianta que o projeto vai ter “no terreno duas estações profissionais” para a monitorização da qualidade do ar.
Estas estações irão medir, em tempo real, a concentração de poluentes atmosféricos relevantes como partículas em suspensão, dióxido de azoto e ozono troposférico, nas áreas envolventes das escolas, associados ao tráfego rodoviário e a outras fontes poluentes.
Estes equipamentos vão estar instalados durante três a quatro semanas à entrada de cada estabelecimento, circulando de forma rotativa pelas escolas participantes durante o ano letivo 2025/2026.
Os dados recolhidos pelas estações serão analisados pelo Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e podem ser consultados em tempo real pelas escolas e juntas de freguesia..
“Estamos confiantes de que os dados recolhidos pelas estações vão permitir tirar conclusões interessantes e fazer a ligação com potenciais fontes de poluição, como meios de transporte utilizados no dia-a-dia, realização de queimadas e até proximidade de polos industriais”, afirmou um dos coordenadores do projeto, João Luís, citado em comunicado.
Para promover a curiosidade dos alunos pelo tema, com enfoque nas turmas de 8º,9º e 10º anos de escolaridade, o projeto ofereceu ainda a cada escola uma estação meteorológica “que permite monitorizar vários indicadores” entre os quais a temperatura externa, humidade, velocidade e direção do vento, precipitação, nível de UV e intensidade da luz.
Em paralelo, as estações meteorológicas indicam também o índice de qualidade do ar local a partir dos dados das estações de proximidade.
Fonte da Bora Ambientar disse à Lusa que o projeto abrange escolas de todo o país, desde Sesimbra a Ponte de Lima e incluindo diferentes ambientes como urbanos, rurais e industriais.
Será implementado também em Guimarães, Povoa de Varzim, Barcelos, Gaia, Ílhavo, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa e Sintra. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia no âmbito do projeto NOPLANETB – AMI, que procura apoiar organizações da sociedade civil na sua ação climática.

Novembro 19, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right