
Associação lança campanha contra a violência digital a mulheres e raparigas
A Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres está a lançar uma ação de sensibilização integrada no Orange Leiria, cujo tema deste ano ‘A violência digital contra mulheres e raparigas’. Um tema que segundo a associação é “tão atual quanto ignorado”.
“A iniciativa pretende tornar visível uma realidade que cresce à velocidade da tecnologia e que atinge, de forma desproporcional, quem continua a ser alvo de desigualdade estrutural — agora também nos ecrãs”, refere a Mulher Século XXI, numa nota de imprensa.
A campanha vai impactar as ruas de Leiria através de mupis digitais, e as redes sociais dos promotores também terão o seu papel na difusão da mensagem.
“A violência digital contra as mulheres utiliza tecnologias online para ameaçar, humilhar, manipular ou facilitar agressões. O catálogo é extenso e está a expandir-se”, refere a associação, fazendo alusão a casos de assédio sexual online e bodyshaming; roubo de identidade para prejudicar, intimidar ou desacreditar; discurso de ódio sexista normalizado em redes sociais e fóruns; perseguição (stalking) digital; aliciamento sexual (grooming) que transforma espaços digitais de crianças em portas de acesso a abusadores; e violência sexual baseada em imagens, onde se incluem ‘deepfakes’ de teor sexual e ‘cyberflashing’.
“A tecnologia, quando mal usada, transforma-se numa arma. Hoje, 90 a 95% das vítimas de falsificações digitais de conteúdo sexual são mulheres e raparigas. No ‘gaming’, as comunidades tornaram-se ambientes especialmente hostis, com níveis elevados de assédio sexual”, aponta a Mulher Século XXI, acrescentando que o impacto não fica no ‘online’, com “consequências psicológicas graves, perdas económicas e afastamento definitivo dos espaços digitais”.
Neste sentido, a campanha do Orange Leiria tem como principais objectivos responsabilizar quem partilha conteúdos íntimos sem consentimento; alertar para o risco associado ao envio de imagens; combater discursos que culpabilizam vítimas; rejeitar a narrativa de inevitabilidade; e desmontar julgamentos morais que silenciam e traumatizam.
“Esta ação de sensibilização é um convite/aviso para que a comunidade, as instituições e cada utilizador reconheçam o problema e atuem. A tecnologia evolui rápido. A resposta tem de ser mais rápida ainda. A Mulher Século XXI e os parceiros desta iniciativa assumem o compromisso de continuar a trabalhar para que Leiria seja um espaço, físico e digital, onde as mulheres e raparigas vivam com liberdade, segurança e dignidade”, aponta a associação.
Recorde-se que esta campanha surge no âmbito dos 16 dias de ativismo contra a Violência de Género ‘Orange the World’, entre 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Promovida pelas Nações Unidas, a campanha pretende consciencializar e acabar com este flagelo, através da cor laranja, uma cor brilhante e otimista, que representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas.








