
Semana da Leitura com 250 iniciativas para mais de 17 mil estudantes
A Semana da Leitura de Leiria vai decorrer entre os dias 11 e 15 de maio, sob o mote ‘Leiria não existe… sem leitores’, num evento que vai proporcionar cerca de 250 iniciativas a 17.500 estudantes do concelho através de um programa que se estende a diferentes espaços culturais, várias escolas e até à rua.
Para Anabela Graça, vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal, esta edição assume um significado “especial” tendo em conta a necessidade de reagendar a iniciativa - que normalmente decorre em março – na sequência do mau tempo que assolou a região e condicionou o trabalho desenvolvido pelas escolas. “Este ano tem um sabor particular, porque foi um ano atípico para as escolas, e conseguimos que se focassem no essencial”, afirmou, sublinhando o forte envolvimento da comunidade escolar como “uma grande vitória”.
Na sessão de apresentação do evento, que decorreu ontem, a responsável destaca ainda o caráter inclusivo do evento, que abrange “desde os mais pequeninos até aos seniores”, mantendo uma tradição de participação alargada ao longo dos anos. Ao longo de cinco dias, há múltiplas atividades programadas, sobretudo dentro das escolas, envolvendo 35 bibliotecas escolares, públicas, privadas e cooperativas. Mas também fora do contexto escolar, “nas ruas, nos espaços culturais, nas IPSS [instituições particulares de solidariedade social], na Prisão Escola, nos serviços de pediatria e psiquiatria do hospital e em muitos outros parceiros”.
Entre as duas centenas e meia de atividades programadas pensadas para estimular o gosto pela leitura, há oficinas, apresentação de livros, encontros com escritores e ilustradores, poesia na rua, desafios de escrita, concursos, jogos, sugestões e muitas leituras: entre alunos, para pessoas mais velhas e em diferentes línguas.
“O importante é que todos percebam para que serve a leitura”, sublinhou Anabela Graça, associando o hábito de ler a melhores resultados escolares e ao desenvolvimento do pensamento crítico.
Um dos objetivos centrais passa por incentivar o contacto precoce com os livros e promover a continuidade desse hábito ao longo da vida. Nesse sentido, a vereadora lançou o desafio às escolas para a criação de clubes de leitura. “Este desafio é muito interessante, até porque é algo de novo: esta vontade dos jovens se juntarem para ler. Vamos agarrar esta oportunidade para o futuro e trabalhar sobre ela”, disse, desafiando todos os diretores de escolas a que no próximo ano todos os estabelecimentos “tenham um clube de leitura”.
Também Lucília Santos, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, destacou a importância da Semana da Leitura de Leiria salientando a aposta na aproximação às comunidades, com atividades fora dos espaços tradicionais. Entre elas, destaca-se o ‘Caminhar faz bem… ler também’. Esta atividade, que será desenvolvida no dia 13 de maio, no âmbito do Brisas Night Run, terá início na biblioteca municipal, com a participação do escritor Luís Mourão, e ao longo do percurso pela cidade contará com momentos de leitura que envolvem os próprios participantes.
Para a responsável, mais do que um conjunto de iniciativas, a Semana da Leitura afirma-se como um momento de união das bibliotecas e de promoção do livro enquanto ferramenta essencial de aprendizagem, reflexão e cidadania. “Há maior participação, maior envolvimento, um caminho a aprofundar mais”, notou a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
A sessão de apresentação contou ainda com a presença de Romain Gillain, representante do Politécnico de Leiria e parceiro da Rede de Bibliotecas de Leiria, e Olga Morouço, presidente da Assembleia Geral da Rede de Bibliotecas de Leiria.








