
Rallye Verde Centro reaviva memórias em Figueiró dos Vinhos
Clube Automóvel da Marinha Grande, em estreita parceria com o município de Figueiró dos Vinhos, vai reavivar as memórias dos troços de Campelo, Chimpeles e Ribeira de Alge, com a realização do Rallye Verde Centro. A prova, pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, decorre amanhã e domingo e animará a zona centro ao longo de todo o fim-de-semana, com destaque ainda para a Super Especial noturna no centro de Figueiró do Vinhos.
“É um orgulho para o Clube Automóvel da Marinha Grande ser responsável pelo regresso dos ralis a Figueiró dos Vinhos. É muito importante destacar o papel do município, (…) que desde o primeiro minuto se demonstrou extremamente interessado em apoiar a organização deste evento, assumindo-se como elemento fundamental para o futuro sucesso da prova”, destacou Ferdinando Barros, presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), citado numa nota de imprensa.
Este sábado, a prova arranca no Parque Empresarial do Carameleiro, pelas 16h30, imediatamente antes da dupla passagem (17h30 e 19h25) pelo troço de Ribeira de Alge que contará com 7,08 km. O dia não termina sem a realização da Super Especial Figueiró dos Vinhos (1,90 km), pelas 21h30.
Para domingo, estão agendadas as passagens pelos míticos troços de Campelo e Chimpeles. O dia começa com a assistência matinal pelas 9h30, seguindo-se a primeira de duas passagens por Campelo (9h55) e Chimpeles (10h25). As segundas passagens estão agendadas para as 12h20 e 12h50, respetivamente. O pódio está previsto para as 15h00, no Parque do Vale da Pipa.
A apresentação da prova decorreu no passado sábado, durante a abertura das Festas de São João e contou com as intervenções de António Coelho, vice-presidente e diretor de prova; Ferdinando Barros, presidente do CAMG, e do presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Carlos Lopes, que destacaram a importância do evento para a promoção do território, dinamização da economia local e afirmação de Figueiró dos Vinhos como destino de referência no panorama do automobilismo nacional.
Inscritos de luxo
No plano desportivo, a prova contará com 30 inscritos em competição, com destaque para o regresso do piloto leiriense João Ferreira ao asfalto ao volante do Toyota GR Yaris Rally2.
“Depois de algumas experiências nos ralis, chegou a hora de anunciar a chegada do Toyota GR Yaris Rally2! Em Figueiró dos Vinhos, por onde passaram alguns dos grandes nomes mundiais nas décadas de 80 e 90, fazemos a nossa estreia no asfalto! Vamos com objetivos de aprender e desenvolver outro tipo de competências, a alta velocidade”, escreveu o piloto nas suas redes sociais, anunciado ainda como navegador António Costa.
Quem também tem presença confirmada é Ernesto Cunha. O piloto residente na Marinha Grande regressa à competição aos comandos do Subaru Impreza STI e acompanhado pelo experiente navegador David Monteiro.
Depois da última prova ter sido marcada por alguns contratempos mecânicos que impediram a concretização dos resultados pretendidos, o piloto encara esta participação com vontade de voltar a desfrutar dos ralis e confirmar a fiabilidade da máquina japonesa.
“É uma prova bem perto de casa, com os belos troços da nossa região e queremos voltar a competir com o Subaru, uma vez que no último rali acabámos por ter problemas técnicos que nos impediram de terminar”, explica Ernesto Cunha.
A participação surge também como uma oportunidade para deixar para trás os azares recentes e voltar a competir num ambiente familiar, perante muitos adeptos da modalidade e numa prova que reúne algumas das classificativas mais apreciadas da região. “Uma vez corrigidos esses problemas, é altura de confirmar que ficou tudo bem, divertirmo-nos ao máximo e terminarmos a prova”, acrescenta o piloto.
Convidado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande para integrar a lista de participantes, Ernesto Cunha encara este rali com uma abordagem focada na consistência e no prazer da condução, sem esconder a vontade de realizar uma prova isenta de problemas e alcançar finalmente a meta.
Destaque ainda para a participação da dupla Armando Carvalho e Ana Santos, que lidera o Campeonato Centro de Ralis, pelo facto de a navegadora correr ‘em casa’.|








