Última Hora
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Onda de calor na Europa já provocou mais de 1.300 mortes

Nos últimos dias foram registados recordes absolutos de temperatura na Alemanha, Polónia e República Checa

A onda de calor que atinge grande parte da Europa já provocou mais de 1.300 mortes desde 21 de junho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto vários países da Europa Central e Oriental enfrentam temperaturas recorde.

A OMS apelou aos países europeus para reforçarem os planos de prevenção e resposta às temperaturas extremas, sublinhando a necessidade de integrar estas medidas nas estratégias de adaptação às alterações climáticas.

Segundo cálculos da agência France-Presse (AFP), cerca de 130 milhões de pessoas deverão enfrentar temperaturas superiores a 35 graus Celsius durante o dia de hoje e mais de 269 milhões máximas acima dos 30 graus.

A Hungria vive um dos períodos mais críticos da vaga de calor, com temperaturas próximas do recorde nacional de 41,9 graus Celsius.

Em Aszód, a leste de Budapeste, os termómetros atingiram 41,6 graus, um máximo histórico para o mês de junho e o Governo ordenou o recurso ao teletrabalho na administração pública, pediu à população para reduzir o consumo de eletricidade nas horas de maior procura e enfrenta restrições no abastecimento de água em mais de uma centena de localidades.

Na Eslováquia foi registado o dia mais quente de sempre, com 41 graus, ultrapassando o anterior recorde de 2007.

A Áustria mantém o leste do país sob alerta vermelho, prevendo temperaturas até 39 graus em Viena, enquanto a Itália colocou 25 grandes cidades sob alerta vermelho devido ao risco para a saúde pública.

Na Ucrânia, a vaga de calor agrava os efeitos da guerra ao aumentar a pressão sobre uma rede elétrica fragilizada pelos bombardeamentos russos. As autoridades alertaram para possíveis cortes de energia, enquanto o calor intensifica o risco de incêndios e dificulta as operações militares ao longo da frente de combate.

Cidades como Lviv, Odessa, Uzhhorod, Lutsk e Rivne registaram temperaturas recorde entre os 36 e os 38 graus Celsius.

Também os Balcãs enfrentam temperaturas próximas dos 40 graus, com incêndios registados na Bósnia e alertas meteorológicos em vários países da região.

Na Polónia, as autoridades assinalaram 56 mortes por afogamento desde o início de junho, incluindo 17 apenas no domingo, apelando à população para redobrar a vigilância junto às zonas balneares.

Itália emitiu hoje um alerta vermelho devido às altas temperaturas em pelo menos 25 grandes cidades, numa tentativa de prevenir vítimas mortais e garantir a segurança da população. O alerta estará em vigor até quarta-feira.

Segundo a iniciativa científica World Weather Attribution, a intensidade desta vaga de calor teria sido praticamente impossível de ocorrer em junho sem a influência das alterações climáticas.

Nos últimos dias foram registados recordes absolutos de temperatura na Alemanha, Polónia e República Checa, bem como recordes mensais no Reino Unido e na Suíça.

Junho 29, 2026 . 21:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right