Ex-primeiro-ministro José Sócrates detido

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi hoje detido no âmbito de um processo em que se investigam crimes de fraude fiscal, refere uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) emitida esta noite. A detenção foi feita à chegada de Sócrates ao aeroporto de Lisboa, disse fonte policial à Agência Lusa.

Ministério Público faz buscas no Grupo Lena

A sede do Grupo Lena está a ser alvo de buscas pelo Ministério Público. Um grupo de investigadores esteve hoje na sede do grupo, na Quinta da Sardinha, para recolher informação de carácter fiscal e contabilístico, confirmou à SIC a administração do Grupo Lena, que referiu ter sido entregue toda a documentação solicitada e disse ainda desconhecer o teor da investigação.
Neste momento (noite de sexta-feira), são visíveis movimentações junto à sede do Grupo, conforme o Diário de Leiria constatou no local.

Peniche: Igreja reabre após obras de remodelação profunda desde há 316 anos

A Igreja de São Pedro, em Peniche, encerrada há dois anos, reabre no domingo após as primeiras obras de fundo desde há 316 anos, que permitiram pôr a descoberto pintura barroca no tecto da capela-mor.
O padre Pedro Silva, responsável pela paróquia, explicou à agência Lusa que o restauro da igreja permitiu identificar uma pintura barroca no tecto da capela-mor que, apesar de estar referenciada pelo historiador Vítor Serrão, esteve durante anos escondida por uma outra mais recente.

Homem de 70 anos morre em despiste de moto-quatro em Óbidos

Um homem de 70 anos morreu ontem à tarde vítima de um despiste de uma moto-quatro, na localidade de Arelho, no concelho de Óbidos, informaram os bombeiros obidense.
O acidente, que aconteceu às 14h36, envolveu apenas o quadriciclo que se despistou e provocou a morte do condutor no local, disse Carlos Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.

Pedrógão Grande: Barragem do Cabril continua a ser ‘alavanca económica’

A comemoração dos 60 anos da Barragem do Cabril ficou marcada por uma cerimónia evocativa da história da construção da barragem que ontem juntou, em Pedrógão Grande, os autarcas dos concelhos vizinhos e de Ponte da Barca e a administração da EDP.

Leiria. Festival em Santa Catarina aposta em gelado de chícharo

O gelado de chícharo é a nova aposta do Festival Cultural e Gastronómico ‘O Chícharo da Serra’, que arranca hoje e prolonga-se até à próxima terça-feira em Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria.
“Este ano temos a novidade do gelado de chícharo e vamos ter também um pastel de bacalhau com chícharo. Achámos interessante todos os anos ter uma novidade na confecção do chícharo. Este ano, contámos com a colaboração de um chef português, que desenvolveu uma receita de gelado de chícharo”, explicou Emília Alves.

Feira de Artesanato da Marinha Grande faz 25 anos e quer
duplicar visitantes

A Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG) da Marinha Grande, que arranca no dia 28, faz 25 anos e espera duplicar os visitantes, disse à agência Lusa fonte da organização.
“O ano passado tivemos 12 mil entradas pagas. Como nesta edição fazemos 25 anos e temos uma animação cultural mais rica, com vários artistas nacionais, penso que vai trazer muito mais visitantes e poderemos duplicar o seu número”, afirmou o presidente da Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego, que organiza a FAG.

Leiria: Condutora contesta notificações para pagar portagens que não utilizou

Uma condutora leiriense está a receber notificações das empresas Ascendi e Portvias para efectuar pagamentos de portagens em algumas troços das A13 e A23, por onde diz nunca ter passado.
A ‘saga’ de Fátima Ribeiro começou no início do Verão, quan­do começou a receber notificações daquelas duas empresas para pagar as portagens de dois troços de auto-estradas onde teria passado. Inicialmente, diz a condutora, ainda chegou a pagar portagens de 20 euros, mas quando os valores exigidos pelas notificações foram mais elevados, apercebeu-se de que algo estava mal.

Tribunal de Leiria decretou integração de docente excluído de listas

Tribunal de Leiria decretou a colocação, numa escola de Santarém, de um professor que tinha sido excluído das listas, devido à prova de avaliação (PACC) do ano passado. O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira, revelou que o Tribunal de Leiria decidiu a favor de um docente que tinha avançado com uma providência cautelar ao ver que o seu nome tinha sido excluído da lista de colocação das escolas, por ausência da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC).

Leirienses ‘convidados’ a personalizar selos

Já imaginou poder transformar aquela foto antiga de um passeio com os amigos ou o retrato mais recente da família num selo verdadeiro? O processo não é novo mas desde ontem que a máquina de selos personalizados está na loja dos CTT na Avenida Heróis de Angola, em Leiria, à disposição de todas as pessoas que quiserem personalizar os seus próprios selos com as suas imagens preferidas. Para isso, basta escolher uma fotografia, editá-la, escolher o tipo de selo (com ou sem picotado), ajustar a luz e outros detalhes e dar início à impressão.

Páginas