Leiria admite candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

Edição de: 

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, disse hoje acreditar que o município estará preparado para se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027, destacando o património do concelho como “único no país”.

“Queremos que Leiria ganhe o estatuto de um concelho incontornável no panorama regional, com uma capacidade excecional de atração turística e de vivência para quem aqui reside”, afirmou Raul Castro no discurso da sessão solene do Dia do Município, no qual realçou o investimento na Cultura.

Louriçal aposta no turismo religioso aliado a 500 anos de história

Edição de: 

Com uma história secular e uma riqueza patrimonial e religiosa impar, a vila do Louriçal, em Pombal, aposta nas vertentes singulares que a caracterizam para atrair pessoas e contribuir para o desenvolvimento da terra e dos que aí residem. Com mais de 500 anos de história, assinalou no ano passado – a 23 de Agosto - o título de vila através do foral dado pelo Rei D. Manuel I. Nos anos e séculos que se seguiram, a presença religiosa tornou-se um marco incontornável do crescimento da localidade, que chegou a ser concelho.

Festa das Artes com 400 artistas e 40 concertos

Edição de: 

A Festa das Artes, iniciativa que junta música, pintura e dança, vai decorrer a 7 de Junho em Fátima, por onde vão passar, em dez palcos, 400 artistas, anunciou ontem a organização, que garante 40 concertos.

Pombal regressa à época pombalina

Edição de: 

A cidade de Pombal regressa este fim-de-semana à época do Marquês de Pombal, num festival para promover a história e a vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Mello, e assim, recriar a época barroca e cenários do século XVIII. O programa do Festival Pombalino proporcionará encenações históricas com personagens da época, mas também espectáculos com música e teatro

Peniche: PSP apreendeu mais de três mil doses de haxixe

Edição de: 

Os números são impressionantes: 3283 doses de haxixe, 3.578 euros, 11 telemóveis, duas balanças de precisão, oito facas de cozinha, dois moinhos, dois computadores portáteis, um spray de gás lacrimogénio, três navalhas, duas máquinas fotográficas, e uma de filmar e um secador.

Pedro Abrunhosa volta hoje aos ‘braços’ de Leiria

Edição de: 

Esteve, em 2011, no Teatro José Lúcio da Silva, voltou em Janeiro de 2014, e desta vez, sem assentos e ao ar livre, quer fazer o público aplaudir de pé. Pedro Abrunhosa actua hoje no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, naquele que é o segundo concerto do Leiria Festival, iniciativa integrada na Feira de Maio e que termina amanhã.

Leiria ‘espelha’ identidade fora das muralhas do castelo

Edição de: 

Se dúvidas não existem sobre a diversidade de imagens que distinguem e valorizam o concelho de Leiria, o mesmo não se pode dizer ao tentar arranjar um consenso. Os que apontam o castelo como 'a marca' leiriense acabam por falar também da Rua Direita, igualmente ligada à história. Tal como o rei D. Afonso Henriques, que ligado à história está, e – ah! - das brisas, do rio Lis, da cultura, do empreendedorismo, da morcela, do Instituto Politécnico, e por aí fora.

Há uma Leiria que nos inspira

Edição de: 

O Castelo, a Sé, a igreja de Nossa Senhora da Encarnação, o casario, a rua Direita, o Terreiro, a Praça, a estátua do poeta, o rio, as aldeias, os camponeses, o jardim… Qual a imagem que melhor representa Leiria? Ou qual a imagem que mais foi usada para representar Leiria, a cidade, o concelho e as suas gentes?
Tendo como ponto de partida esta questão, o Diário de Leiria comemora o concelho e a cidade com um olhar especial sobre Leiria.

Futebol: A dor de pendurar as chuteiras

Edição de: 

'A idade chega a todos', já diz o ditado. No futebol não é diferente. Lesões, decadência física e técnica, o corpo que não obedece aos comandos da mente, enfim, o tempo é realmente cruel para com os jogadores de futebol.

Magia do mundo com festival em Alcobaça

Edição de: 

Um mundo de ilusionismo e fantasia vai animar o Parque dos Monges e o Centro Cultural Gonçalves Sapinho (na Benedita), com a presença de mais de 20 mágicos, entre os quais sete internacionais. O 1.º Festival Internacional de Magia de Alcobaça decorre naqueles dois ‘palcos’ entre hoje e domingo, exibindo o talento de alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do ilusionismo.

Páginas