Festival Entremuralhas prossegue hoje e amanhã

No primeiro dia de concertos do festival Entremuralhas (dia 28), actuaram no Castelo de Leiria os dinamarqueses Iceage e os portugueses Uni Form e Ermo. Hoje sobem ao palco os norte-americanos Aesthetic Perfection, os suecos Holograms, os italianos Oniric, os ingleses Nöi Kabát - estreias em Portugal - e ainda o inglês Andrew King e o grupo Parzival (Rússia/Dinamarca).
Aceda à foto-galeria em: www.facebook.com/diarioleiria

Prémios de turismo divulgados no Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, vai ser o palco da cerimónia da entrega dos ‘Prémios Publituris Portugal Travel Awards 2014’, no dia 19 de Setembro, numa iniciativa da Publituris, a mais antiga publicação do País sobre o sector do Turismo e Viagens.
A Turismo Centro de Portugal, de que faz o distrito de Leiria, está nomeada na categoria de ‘Melhor Região de Turismo Nacional’, uma das 18 a concurso, onde estão também nomeados unidades e equipamentos da região.

Pombal: Professor lança novo jogo sobre figuras da História

David Mendes, um professor de História da freguesia de Vermoil (Pombal), prepara-se para lançar, em Setembro, o jogo de cartas ‘Gente com Memória’, com algumas das figuras da História Mundial, para aliar a parte lúdica à educativa.
“É um jogo de cartas, infantil, com ilustrações muito interessantes de algumas das principais personalidades da História Mundial”, disse à agência Lusa David Mendes, que, em 2013, após um ano no desemprego, criou a Pythagoras, uma marca portuguesa que desenvolve conteúdos e jogos educativos com temas da História e da cultura de Portugal e do mundo.

Hospital das Caldas fecha urgências de obstetrícia

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha está encerrada por falta de médicos, até ao dia 2 de Setembro, confirmou o Centro Hospitalar do Oeste.
“Por falta de recursos humanos”, a urgência de Ginecologia e Obstetrícia “foi [quarta-feira] encerrada temporariamente”, informou o conselho de administração do Centro Hospitalar de Oeste (CHO).

“Entremuralhas aumentou a notoriedade de Leiria a nível nacional e internacional”

O festival gótico Entremuralhas já é uma marca de Leiria e do seu Castelo, tendo desde 2010 contribuído para a notoriedade do concelho não apenas a nível nacional mas tam­­bém no contexto internacional. Esse é o pensamento do vereador com o pelouro da Cultura da câmara leiriense, que deixa elogios à organização do evento.
“Realço a capacidade organizativa por parte de uma associação local – a ‘Fade In’ – que ‘vestiu a camisola’ para produzir este evento com enorme capacidade, demonstrado a sua capacidade empreendedora a nível cultural”, afirmou Gonçalo Lopes, ao Diário de Leiria.

Aventura da banda The Gift começou há 20 anos num sótão

Foi há 20 anos, em Agosto, no sótão da casa de Miguel Ribeiro, que se ouviram os primeiros acordes daquela que viria a ser uma das mais bem sucedidas bandas portuguesas, os The Gift, que três anos depois (1997) lançaria o primeiro álbum (Digital Atmosfere).
Nuno Gonçalves, um dos 'mentores' da banda, recorda com alguma nostalgia o dia em que ele e o irmão (John Gonçalves) e mais dois amigos de infância (Sónia Tavares e Miguel Ribeiro) se juntaram para realizar o encontro, que acabou por ser o primeiro de 20 anos de sucesso.

UD Leiria preparada para duelo de candidatos

UD Leiria desloca-se a Mafra no domingo, às 17h00, naquele que é o jogo grande da jornada da série F do CN Seniores. Em causa está um duelo entre dois dos mais fortes candidatos à subida de divisão, à imagem do que aconteceu na época passada. Para além disso, ambas as equipas venceram na jornada inaugural, o que faz antecipar um jogo 'escaldante'.

Leiria: Esperadas 4.000 pessoas na guerra da água

Leiria está preparada para entrar novamente em guerra. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a praça Rodrigues Lobo será palco da mais animada 'batalha' da cidade, onde os balões de água são os protagonistas.

Leiriense premiado em festival de cinema internacional

Cultura O leiriense Bruno Carnide venceu o Prémio do Público no festival de cinema internacional Bielorrusso, o Vagrant Film Club, onde exibiu a curta-metragem ‘Calou-se. Saiu. Saltei.’. A película, filmada em Super 8, tem argumento do também leiriense Paulo Kellerman, narração de Marcos Paixão e música original do Spring Quartet.
“A história aborda a vida de um homem que relata ao

Nazaré: Dez dias de festas no Sítio

As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré estão de volta ao Sítio, entre 5 e 4 de Setembro, sendo já conhecido o cartaz, com destaque para a presença da banda ‘Deolinda’.
As celebrações religiosas começam dia 30 de Agosto e prolongam-se até 14 de Setembro, mas é o programa de animação, entre 5 a 14 de Setembro, que mais gente atrai à Nazaré.
As festas, realça a organização, “conciliam o sagrado e o profano, naquele que é o mais antigo culto mariano em Portugal, com oito séculos de história”.

Páginas