Leiria: Mau tempo provoca inundações no centro histórico

A chuva forte e repentina que caiu em Leiria na passada sexta-feira obrigou a várias intervenções dos bombeiros na cidade, sobretudo devido a inundações.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, cerca das 17h00, a pluviosidade intensa causou o "entupimento" de alguns ralos, devido a lixo, o que aumentou o nível da água.
A situação levou várias pessoas a pedir a intervenção dos bombeiros para resolver as pequenas inundações.
"Não há nada a registar com gravidade", referiu à Lusa a fonte do CDOS.

Política: Sales pede afastamento de presidente da Comissão de Jurisdição Distrital

António Sales, candidato derrotado nas eleições à liderança da Federação Distrital do PS realizadas no passado dia 5 de Setembro, pediu o afastamento do presidente da Comissão de Jurisdição da Federação (CJF), José Pereira dos Santos, nas deliberações dos recursos que estão em análise.
Em conferência de imprensa, realizada na passada sexta-feira, António Sales acusou o presidente da CJF, de "ausência de imparcialidade" e "falta de isenção, motivo pelo qual pede o seu afastamento deste órgão. "Há uma comissão de verificação de mandatos no congresso, que normalmente é a CJF.

Almagreira: Ponte danificada pelas cheias há um ano substituída por nova

A Câmara de Pombal vai construir uma ponte nova sobre o rio Arunca, no lugar dos Reis, na freguesia de Almagreira, para substituição de uma outra que foi danificada aquando das fortes cheiras do início de 2013. Quinta-feira da passada semana, o executivo municipal deliberou por unanimidade abrir concurso limitado para a empreitada.
Em causa está uma obra estimada em cerca de 375 mil euros e com um prazo de execução de 150 dias. O executivo, liderado pelo social-democrata Diogo Mateus, deliberou recorrer a um concurso limitado para a realização da obra.

Alcobaça: Homem esteve três dias morto dentro de banheira

Um homem, com 45 anos, residente em Casais de Santa Teresa, freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, esteve três dias morto na banheira da sua habitação com a água sempre a correr.
O homem foi encontrado na passada quinta-feira de manhã, quando o patrão de José António Salgueiro Capítulo, ex-emigrante na Suí­ça e a morar sozinho em Casais de Santa Teresa, estranhou a sua ausência e decidiu deslocar-se a casa do funcionário para tentar perceber o que se passava.

Leiria: Apanhadas nove pessoas por roubos em centro comercial

O Comando Distrital da PSP de Leiria identificou, quinta-feira, nove cidadãos por furto no interior de diversos estabelecimentos comerciais no Leiriashopping, entre as 16h49 e as 17h30.
Os cidadãos, oito mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 27 e os 57 anos, foram identificados por furto no interior de diversas lojas, tendo sido apreendidos diversos artigos de vestuário avaliados em cerca de 3.434,97 euros.

‘Geocaching’: Leiria tem o melhor ‘tesouro’ do país

‘Hansel and Gretel e a Casa de Chocolate’, uma caixa enigmática localizada no concelho de Leiria, foi a cache vencedora a nível nacional nos prémios GPS 2014 que decorreram a 7 de Setembro nos Açores e que distinguiram as melhores ‘geocaches’ nacionais, escolhidas segundo a opinião de quem já as visitou.

Leiria: Banho de solidariedade para os bombeiros

Cerca de 20 pessoas aderiram a um banho público com o objectivo de angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Leiria (BVL).
A iniciativa, do Clube Sem - Sempre em Movimento - pretendeu “unir a população em torno dos bombeiros” e, ao mesmo tempo, “combater o sedentarismo”.
“O Clube funciona perto do quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria e como tem andado aí uma onda de banhos públicos e vimos o exemplo dos bombeiros de Fátima, resolvemos fazer o mesmo e ajudar esta corporação”, explicou Carla Leite, do Clube Sem.

Alcobaça: Acidente de tractor provoca mais um morto

Um homem de 69 anos morreu no sábado, em Lameira, concelho de Alcobaça, vítima do capotamento do tractor que conduzia.
O alerta foi dado pelas 17h14, mobilizando para o local 12 operacionais e cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, INEM e GNR.
Segundo apurou o nosso jornal junto da corporação de bombeiros de Alcobaça, António Carvalho encontrava-se a arrancar árvores num terreno agrícola quando o tractor se terá virado, deixando a vítima debaixo do mesmo.

Homenageados 700 autarcas em Alvaiázere

A Câmara Municipal de Alvaiázere realizou este fim-de-semana uma ‘maratona’ de homenagens a todos os autarcas que passaram pelas juntas de freguesia, assembleias de freguesia, a Assembleia Municipal e Câmara Municipal, desde as primeiras eleições livres, uma iniciativa que se realiza no âmbito das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos atribuídos no concelho.

Fátima: Fanatismo religioso é “grande perigo para a humanidade”

O bispo das Forças Armadas e de Segurança, que preside à peregrinação de hoje e amanhã ao Santuário de Fátima, disse ontem que o fanatismo religioso “é um grande perigo para a humanidade, venha ele de onde vier”.
A propósito da situação no Iraque, onde os cristãos e outras minorias religiosas têm sido alvo de perseguição por parte do Estado Islâmico, Manuel Linda observou que o fanatismo religioso, “neste momento, parece provir mais de uma raiz islâmica, muçulmana, de qualquer maneira se viesse do cristianismo também não deixaria de ser igualmente um perigo”.

Páginas