Última Hora
Pub

Transformar desperdício em solidariedade ajuda instituição

O Projeto Esperança - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL recolheu 23.110 kg de têxteis e calçado, evitando que fossem descartados em aterros e lixeiras.

A recolha de roupa e calçado usados nos 28 contentores da Ultriplo e do Projeto Esperança espalhados pelo concelho da Nazaré resultou num apoio à Associação de Dadores Benévolos de Sangue (ADBSCN), revelou o município em nota informativa.
O cheque de 2.800 euros, entregue recentemente, será aplicado em necessidades imediatas da coletividade, como destacou Fábio Santos, membro da direção da instituição, na sessão simbólica.
O Projeto Esperança - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL recolheu 23.110 kg de têxteis e calçado, evitando que fossem descartados em aterros e lixeiras.
Segundo explica a Câmara da Nazaré em comunicado, deste total, 480 kg de roupa foram doados ao SAAS, ajudando famílias do concelho em situação de vulnerabilidade económica e social.
Apesar do impacto positivo, o projeto enfrentou desafios, admite o município.
Ao longo de 2024, sete contentores foram vandalizados e destruídos, prejudicando o aumento da recolha e dos donativos.
Ainda assim, os números demonstram a crescente consciência da população: em 2024, foram recolhidos 42.158 kg de têxteis e calçado, com a Ultriplo a recolher 19.048 kg e o Projeto Esperança 23.110 kg.
Salvador Formiga, vereador da Câmara Municipal da Nazaré, reforçou a importância deste projeto socioambiental.
“Todos os anos, milhares de toneladas de têxteis vão parar a aterros, aumentando os custos de tratamento de resíduos. Valorizar esses materiais é um benefício para todos e para o meio ambiente”, afirmou o vereador citado em comunicado. Segundo a autarquia da Nazaré, os números confirmam a tendência de crescimento da adesão da população às boas práticas de reutilização e reciclagem, uma vez que em 2017, atingiram cerca de 28 quilos e em 2024 alcançaram cerca de quatro quilos.

Fevereiro 3, 2025 . 15:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right