Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Ourém tem seis novos Balcões SNS 24

Novos espaços permitem aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, e tratar de questões de saúde com apoio personalizado.

O município de Ourém conta com seis novos Balcões SNS 24. Caxarias, Espite, Ribeira do Fárrio, Freixianda, Matas e Rio de Couros passam a ter abertos balcões que permitem aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, possibilitando o tratamento de diversas questões relacionadas com a saúde de forma simples e com apoio personalizado.
O antigo edifício-sede da Junta de Freguesia de Ribeira do Fárrio recebeu a cerimónia oficial de abertura dos novos Balcões SNS 24.
Além desta iniciativa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Leiria, Juntas de Freguesia e o município de Ourém, o momento serviu também para a formalização do protocolo no âmbito do projeto Bata Branca estabelecido entre a ULS de Leiria, a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, que define um aumento de 175 para 225 horas semanais de atendimento médico nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Ourém.
Com esta medida, o projeto passa a congregar 10 médicos, o que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Ourém Luís Miguel Albuquerque, significa que “pela primeira vez nos últimos anos, todas as extensões de saúde do concelho têm um médico de família ou um médico assistente, pelo menos uma vez por semana”.
O autarca anunciou também que muito brevemente será disponibilizado um serviço de teleconsultas no Centro de Saúde de Ourém, um serviço diário que será assegurado por dois médicos de família. Além deste novo serviço ao dispor dos munícipes, Luís Miguel Albuquerque garantiu ainda que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para concretizar a constituição de uma USF no Centro de Saúde de Ourém. Acredita o autarca que a curto prazo o Centro de Saúde de Ourém terá os médicos necessários para garantir este serviço e, num futuro próximo, assegurar o funcionamento de um Serviço de Atendimento Permanente que viabilize o atendimento dos oureenses no Centro de Saúde de Ourém até às 24 horas.
“O conjunto de medidas apresentadas confirmam a determinação do município de Ourém em assegurar melhores condições aos oureenses no acesso a cuidados de saúde, através da concretização de um conjunto de projetos enquadrados nas suas competências, mas também devido a uma estreita articulação com as entidades regionais e nacionais responsáveis pelo setor da saúde no nosso concelho e no país”, afirma a autarquia em comunicado.

Fevereiro 19, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right