Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Alunos aprendem agricultura sustentável

Município entregou kits com uma seleção de plantas da época para que os alunos possam observar e aprender sobre o crescimento das culturas.

Acompanhar todas as etapas do processo agrícola, desde a sementeira até à colheita, terminando na compostagem são os objetivos do projeto pedagógico que está a ser implementado nas escolas do concelho de Porto de Mós.
Intitulado ‘Agricultura Sustentável – Vamos pôr as mãos na terra!’, o projeto permitiu a entrega de 25 kits de plantas a 17 escolas que integram as valências de jardim-de-infância e do 1º ciclo. Cada kit contém uma seleção de plantas da época, “cuidadosamente escolhidas para que os alunos possam observar e aprender sobre o crescimento das culturas ao longo das estações”.
A iniciativa do município de Porto de Mós, em parceria com o Agrupamento de Escolas, tem como principais objetivos “incentivar a educação ambiental, estimular o contacto direto das crianças com a terra e fomentar a inclusão social através de atividades agrícolas”.
Para além de os alunos acompanharem as etapas do processo agrícola, o projeto pretende ainda promover hábitos sustentáveis desde a infância.
“Além disso, funcionará como um importante instrumento de integração para alunos oriundos de diferentes países e culturas, que podem estar menos familiarizados com as práticas ligadas à agricultura e ao meio ambiente”, acrescenta o município numa nota informativa.
O projeto conta ainda com a colaboração do Centro de Investigação e Inovação em Recursos Minerais e da Universidade Sênior do Rotary Club de Porto de Mós.
Segundo esclarece a Câmara, “as plantas cultivadas pelos alunos serão posteriormente utilizadas na cantina escolar, promovendo o conceito de alimentação saudável e sustentável, bem como incentivando a autonomia e o senso de responsabilidade das crianças em relação à produção e ao consumo de alimentos”.
“Lançada a semente e postas as mãos na terra, esperamos agora que os alunos possam colher os frutos deste projeto pedagógico de agricultura sustentável”.
O município portomosense reforça, assim, “o compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, promovendo iniciativas que sensibilizam as novas gerações para boas práticas ecológicas e para a valorização da natureza”.

Fevereiro 28, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right